Colódio Húmido 1851
Neste workshop vamos viajar no tempo até aos primórdios da fotografia, precisamente a 1851, ao terceiro processo fotográfico, o colódio húmido. Aqui, vamos aprender a manipular os elementos para obter a química que nos permite fazer a exposição e a revelação das fotografias em suporte de chapas de alumínio. Vamos trabalhar com câmaras ancestrais e objetivas com 160 anos de utilização. Faremos retratos, explorando o manuseamento das câmaras e a luz utilizada durante a sessão. No final, cada participante poderá levar para casa dois retratos. E uma viagem no tempo.
O workshop acontece no dia 28 de maio, sábado, presencialmente em Amarante.
As vagas são limitadas.
Para se inscrever, siga as instruções neste formulário.
Leonel de Castro www.leoneldecastro.com
Apesar de ter nascido na República Federal da Alemanha, Munster, as suas raízes estão bem firmadas em Lavandeira de Ansiães, no Nordeste Transmontano.
Licenciado em Comunicação Social pela Escola Superior de Jornalismo, completou também o curso de Fotografia na Escola Superior Artística do Porto e, actualmente, é doutorando na Universidade do Minho.
Desde 1996 esteve ligado ao Jornal de Notícias até à criação da Agência Global Imagens, Fevereiro de 2010, onde fotografa para o Jornal de Notícias, Diário de Notícias, O Jogo, Notícias Magazine, Dinheiro Vivo, Volta ao Mundo e Evasões. As inúmeras reportagens realizadas no estrangeiro, já o levaram a percorrer alguns países pelos cinco continentes.
Lecciona no curso de Mestrado em Ciências da Comunicação – Informação e Jornalismo, o módulo de Fotojornalismo, na Universidade do Minho e em paralelo, é docente da Disciplina de Fotojornalismo no Instituto Português de Fotografia.
Workshop
28 de maio, 9h00-13h00 + 14h00-17h00
Para se inscrever, siga as instruções neste formulário.
Atividade Anterior
Próxima Atividade