Wonder Box e Afghan Box: À La Minute

Fotografia de rua 28 e 29 de maio — Mosteiro de São Gonçalo

Afghan Box

Luís Duarte vai estar na rua, com a sua câmera à la minute a tirar fotografias a quem passar pelo f/est Amarante. Durante dois dias, a proposta é para reviver o passado com este tipo de fotografia instantânea que nos remete para as fotos em família em locais geralmente históricos. Um processo artesanal que vale bem a pena conhecer e/ou recordar.

Luis Duarte nasceu em Braga a 30 de Maio de 1971 e vive no Porto.
O seu percurso fotográfico começa em 1999 quando adquire a primeira câmara reflex, e a sua evolução passa por formação no Instituto Português de Fotografia ao nível de laboratório de fotografia a preto e branco e tratamento digital. Mais recentemente iniciou a abordagem fotográfica por processos alternativos, tendo obtido formação em impressões Platinum Palladium e Colódio Húmido, estando atualmente a desenvolver um projeto de camera “a la minute” (Afghan Box Camera).
A base do seu trabalho é película de negativo a preto e branco e participa em diversas comunidades fotográficas na internet, nacionais e internacionais, participando em exposições individuais e coletivas e eventos de fotografia.
Desde 2018 é proprietário e fotógrafo no estúdio Sais de Prata Lab&Studio.

Wonder Box

Diz-te alguma coisa? E se for “câmera a la minuta”? Pois é. Sabes aqueles senhores que ainda se encontram em frente a alguns monumentos com umas máquinas que parecem umas caixas com tripé? O Guilherme Monteiro vai estar com a sua “câmera a la minuta” mas “mais moderna” em frente à Igreja de São Gonçalo a fotografar e a explicar como funciona este processo de fotografia, totalmente analógico e que nos remete para o passado. Quem não tem uma foto “a la minuta”, a preto e branco, com a família que levante o dedo ou que apareça no f/est Amarante que o Guilherme resolve.

Guilherme Trigo Miranda Strecht Monteiro, nascido em Coimbra em 1969, vive e trabalha no Porto, quase desde sempre.
Trabalha no Teatro Nacional de S. João desde 1997 no departamento de adereços e cenografia, frequentou o curso de Pintura na Faculdade de Belas Artes Porto, é autodidata em fotografia entre muitas outras coisas, como por exemplo a música com o seu Grupo Operário do Ruído com a Sonoscopia .
Desde 2016 começou a desenvolver o projeto “Wonder Box” “Fotografia À lá Minuta”, onde participou em alguns festivais e promoveu alguns workshops, sobre o tema, desde então tem ido para a rua com o seu “caixote” para fazer retratos ” À Lá Minuta”, não com muita frequência como queria por falta de tempo. Esta ideia da Fotografia “À Lá Minuta”, surgiu quando em 1974 foi fotografado por um tradicional Fotógrafo “À Lá Minuta” na romaria do Sr. de Matosinhos, e desde então esta ideia andava na cabeça e só em 2016 resolver construir a câmara laboratório e começar a experiencia-la.
Faz parte do “Fotoclube internacional Lambe-lambe” sediado no Brasil onde existem ainda hoje muitos fotógrafos “À Lá Minuta” (Lambe-lambe) tradicionais, é uma comunidade Internacional de Fotógrafos que vão desde a América do Sul, do Norte e Central como de toda a Europa.

Atividades de rua
28 e 29 de maio, todo o dia
Mosteiro de São Gonçalo